Um erro clássico do concurseiro, principalmente do iniciante, é aguardar a publicação do edital de um concurso para só depois começar a estudar as disciplinas. Se você acredita que é necessário esperar a liberação do edital para assim poder nortear o seu estudo de forma adequada e não perder tempo estudando assuntos que podem não ser necessários, saiba que você corre um sério risco de se decepcionar mais na frente. Embora haja um intervalo de tempo razoável entre a publicação de um edital e a aplicação das provas, no geral esse tempo é insuficiente para que o candidato dê conta de estudar a fundo várias disciplinas.
Pensando nisso, o Web Concurseiro descreve abaixo o que o candidato pode fazer:
- Antes da publicação do edital: Esse é o período em que o candidato deve elaborar o seu plano de estudos e segui-lo à risca. Esse plano de estudos pode ser pautado em editais anteriores ao que será publicado, uma vez que as mudanças que ocorrem em editais subsequentes não chegam a diferi-los muito dos mais antigos. Há aqueles que preferem estudar as matérias básicas antes do edital e as específicas depois. Para isso é necessário que o concurseiro disponha de tempo suficiente para estudar bem as disciplinas específicas, principalmente por elas somarem, na maioria das vezes, a maior parte da nota final.
- Depois da publicação do edital: Um dos momentos mais esperados pelo concurseiro, após a liberação do edital é imprescindível que o candidato o leia completa e atentamente. É nessa hora que você poderá fazer o balanço dos assuntos estudados e ver o que ainda falta ser visto, conhecer a banca responsável pela elaboração das provas e ir se familiarizando com questões elaboradas por ela, além de revisar todos os assuntos estudados, elaborar resumos e resolver diversas questões de prova.
Embora pareçam simples, essas duas etapas exigem certos cuidados e uma atenção e dedicação constantes por parte do candidato. Neste post abordamos o assunto "estudar antes e depois do edital" de forma geral, mas ainda daremos maiores detalhes dessas fases importantes nas próximas postagens. Acompanhe!
Por Débora Alves (uma web concurseira)

Nenhum comentário:
Postar um comentário