Talvez você já tenha pensado em começar a estudar para concursos, mas não levou a ideia adiante por não saber como fazer. E talvez você tenha começado: estudou uma apostila para um concurso, não passou e desistiu, mas a ideia de retomar os estudos para concursos nunca saiu da sua cabeça. Ou até você já tenha passado em um concurso e queira voltar a estudar para outro. Independente de qual seja sua situação, o web concurseiro listou abaixo os principais passos a serem seguidos por aqueles que desejam começar seus estudos para concursos públicos:
- Motivação pessoal: Se você não tiver uma motivação pessoal bem definida dificilmente conseguirá levar à frente uma rotina de concurseiro. Antes de decidir dedicar grande parte de seu tempo e esforço para alcançar um emprego público, procure entender o que te leva a essa escolha e faça disso a sua motivação pessoal. Será ela, em grande parte, que determinará o seu sucesso no universo dos concursos. Mas não vale apenas definir qual a sua motivação, e sim lembrar-se dela constantemente, em especial quando o cansaço e o sono derem o seu sinal. Para isso vale de tudo: fotos da família, recortes de revistas ou jornais da sua casa e/ou carro dos sonhos, imagens impressas de viagens que você queira muito fazer, seu sonho de aposentadoria, etc. Depois de ter em mãos imagens que te remetem à sua motivação para estudar, deixe-as em lugares bem visíveis, de preferência no seu ambiente de estudo, para que você mantenha a disciplina nos estudos na hora que o desânimo vier.
- Entendendo o universo dos concursos: Muitas vezes o concurseiro é olhado de forma estranha pelas pessoas e os amigos não têm muito assunto com ele. No entanto os benefícios de se alcançar um cargo público são muitos e certamente compensam todos os obstáculos da trajetória do concurseiro (em breve abordaremos os motivos de ser um concurseiro em outro post). Estudar para concursos, como concurseiros famosos falam, é uma corrida de resistência, não de velocidade. É uma jornada que demanda disciplina e muita dedicação. Passar em concursos difíceis pode levar meses, até anos. No entanto o famoso "guru dos concursos", William Douglas, afirma que "concurso não se faz para passar, mas até passar." Ter consciência disso é uma excelente forma de domar a ansiedade toda vez que for publicado algum edital interessante.
- Escolha da área: A escolha da sua área será determinante para a sua aprovação/classificação e também para não te deixar maluco. Definitivamente não dá para sair atirando para todos os lados e esperar se dar bem de alguma forma. É necessário que você escolha uma área específica, de preferência aquela que atenda às suas expectativas e você tenha maior afinidade, para assim direcionar os seus estudos. A importância de escolher uma área é saber que matérias você estudará. Os concursos da mesma área costumam ter muitas matérias em comum. Dessa forma, mesmo que você foque em um concurso específico, você estará apto a prestar concursos semelhantes, porque estudará basicamente a mesma coisa, com poucas matérias específicas para cada um deles. As áreas mais comuns de concursos são: tribunais, fiscais, agências, bancos, polícias, escolas.
- Conversando com familiares e amigos: Mais cedo ou mais tarde uma conversa com os familiares e amigos acerca da nova rotina de estudos será necessária, então melhor que isso aconteça logo. As mudanças do cotidiano de um concurseiro são bem visíveis: abdicar de tudo o que for supérfluo para conseguir estudar, recusar convites dos amigos e parentes para uma balada ou churrasco no sábado à noite, investir pesado em materiais didáticos e ficar horas a fio debruçado sobre a mesa de estudos. Essas são algumas das principais mudanças na vida de um concurseiro, que geralmente são acompanhadas de cobranças de familiares e amigos por atenção. Por isso é imprescindível que o concurseiro exponha a sua motivação pessoal para a sua família e amigos, que será suficiente para justificar a sua disciplina nos estudos. Nessa hora será fundamental contar com o apoio daqueles que nós amamos, mas também será necessário fazermos bom uso do tempo de estudos.
- Ambiente de estudo: Você precisará de um lugar para estudar que seja eficiente. Caso você disponha de um cômodo da casa onde possa colocar uma mesa e uma cadeira confortável, seja bem iluminado e arejado, e onde você possa manter-se em silêncio, perfeito! Do contrário, você precisará fazer algumas adaptações ou partir para estudar em uma biblioteca mesmo. No entanto, independente do seu local de estudo, você deverá priorizar o silêncio, o conforto, a iluminação e a organização. Vale lembrar que é nesse ambiente que você passará horas de estudo concentrado, então é melhor ter uma ou mais imagens da sua motivação pessoal para ajudá-lo. Frases de incentivo dispostas no seu ambiente de estudo poderão mantê-lo firme nos estudos quando o cansaço surgir.
- Materiais de estudo: Após definir definir sua área, nada mais conveniente do que procurar informações e materiais de apoio com peritos no assunto. Quando falo em "peritos", não excluo aquele seu primo que foi aprovado em um concurso x ou aquele seu vizinho que está se preparando para o concurso y. Na verdade qualquer pessoa que tenha uma certa experiência com concursos públicos pode vir a ajudá-lo na busca de materiais didáticos. No entanto esses materiais de estudo para concursos vêm sendo cada vez mais difundidos e você poderá encontrar vários deles facilmente em uma busca da Internet. Vídeo-aulas, fóruns e blogs de concurseiros (como o nosso, por exemplo) são criados para difundir informações e materiais de estudo para concurseiros em todo o país. Fique atento então àqueles que podem ajudá-lo a conseguir materiais de estudo, muitas vezes a baixo ou nenhum custo. Em posts posteriores trataremos mais detalhadamente sobre que materiais escolher para estudar, uma vez que esse tema merece uma atenção especial.
- Reserva financeira: Item indispensável para você que não quer deixar passar nenhuma oportunidade. Se você não for de baixa renda, cadastrado no programa CadÚnico, e não tiver o seu número de NIS, terá que desembolsar um valor considerável a cada prova de concurso que for prestar. E a menos que o dinheiro não seja um problema para você, é melhor começar a economizar com bastante antecedência. Com uma reserva financeira adequada você conseguirá aproveitar todas as oportunidades que surgirem na sua área, sem precisar ameaçar seu orçamento ou reduzir suas chances de aprovação num cargo público por ter que optar pelo concurso A ou B ao invés dos dois.
E você, tem alguma sugestão por onde começar a estudar para concursos que não foi falado acima? Deixe aqui a sua opinião.
Por Débora Alves (uma web concurseira)
Por Débora Alves (uma web concurseira)

Se fosse para destacar um dos passos mencionado, sem dúvida o ambiente de estudo estaria no rol de prioridades. Estudar com qualidade requer concentração e ambiente de estudo faz toda diferença.
ResponderExcluirVocê tem toda razão, Nilson. Contar com um ambiente de estudo adequado nos permite manter o foco e assimilar ao máximo as informações necessárias. Sem um local para estudos planejado e organizado fica difícil render muito.
ResponderExcluir